O mulato
2 CONTEXTO HISTÓRICO DO NATURALISMO
O naturalismo é uma análise mais profunda do realismo. Surge como contraponto aoromantismo, que começou a desaparecer no final do século XIX. Esse foi um período deinúmeras transformações políticas, culturais, econômicas e sociais. Surgem grandesestruturas industriais, a massa operária se acumula nas regiões urbanas e há grandeexploração de mão de obra.Com essa sociedade como plano de fundo, surgem novas interpretações darealidade. Temos o positivismo de Comte, o socialismo científico de Marx e Engels, e oevolucionismo de Darwin, por exemplo. Essas correntes conquistaram os intelectuaisbrasileiros, que se renderam ao espírito científico da época. É nesse contexto que surge onaturalismo, entre outras escolas literárias.O naturalismo se estabelece no Brasil em 1881, com as obras Memórias Póstumasde Brás Cubas, de Machado de Assis, e O Mulato, de Aluísio Azevedo.
3 ANÁLISE LITERÁRIA 3.1 ENREDO
Raimundo, filho de José Pedro da Silva, um ex-traficante de escravos, e da negra Domingas, viaja para Lisboa, órfão de pai e afastado da mãe. Tempos depois retorna ao Brasil, já formado, e decide visitar o tio, Manuel Pescada, em São Luís.Bem recebido pela família do tio, logo Raimundo desperta a atenção de sua primaAna Rosa, que lhe declara seu amor. O sentimento, apesar de correspondido, encontracomo obstáculos o pai da moça, que a quer casada com Dias, um dos caixeiros da loja; suaavó, mulher muito racista; e Cônego Diogo, responsável pela morte do pai de Raimundo e omais empenhado em acabar com a felicidade do mesmo.Apesar das proibições, Ana e Raimundo combinam uma fuga. Porém, uma de suascartas acaba em mãos erradas e no dia da fuga são surpreendidos. Dias, o rival, acerta umtiro pelas costas em Raimundo. Ana Rosa acaba casando-se com Dias.
3.2 TEMPO O tempo predominante utilizado na obra é o cronológico, pois a narrativa segue aordem de acontecimento dos fatos.
“Entrou primeiro na varanda o Bento Cordeiro.