O movimento social dos trabalhadores
1-Dentro das indústrias, os trabalhadores eram constantemente vigiados, submetidos a regulamentos severos e podiam ser punidos por qualquer atitude que desagradasse ao patrão. Por tudo isso, tiveram grande dificuldade para organizar um movimento de luta pelos seus direitos. Outro motivo que dificultava a organização operária era a falta de tradição dos trabalhadores em movimentos de luta.
2-Os primeiros movimentos visavam a mudanças na legislação que lhes permitissem se organizar abertamente.
3-Costuma-se chamar os primeiros pensadores socialistas de socialistas utópicos. O termo utopia se refere a um projeto irrealizável, uma fantasia. Os socialistas utópicos eram assim chamados porque imaginavam uma sociedade ideal, sem exploração de um ser humano pelo outro, e acreditavam que ela podia ser alcançada pela boa vontade das pessoas. Não propunham uma maneira concreta de atingi-la, diferentemente da corrente conhecida como socialismo científico, que tinha esse nome porque sua teoria baseava-se na análise objetiva da realidade econômica e social e não meramente em idéias e aspirações morais.
4-Flora Tristan casou-se muito jovem com um artista gravador. Em 1825, Flora abandonou o marido, na separação não pôde ficar com os filhos. Seus problemas pioraram quando seu marido tentou matá-la a punhaladas. A partir daí começou a escrever livros, nos quais criticava violentamente os ricos proprietários e os políticos. Alem disso, denunciou o papel humilhante atribuído ás mulheres em todas as sociedades. Reivindicou a emancipação feminina e o restabelecimento do divorcio. Morreu em 1844, depois de concluir uma viagem pelo interior da França para expor suas idéias.
5-Karl Marx nasceu em Trier, Alemanha, em 1818. Era doutor em Filosofia, em colaboração com seu amigo Friedrich Engels redigiu o Manifesto do Partido Comunista. Por causa de suas idéias e de sua participação em movimentos revolucionários, Marx foi expulso da Alemanha,