O monge e o executivo
INTRODUÇÃO3
1 APROVEITAMENTO DA OBRA5
1.1 Motivações internas e externas5
1.2 lIDERANÇA6
1.2.1 LIDERANÇA AUTOCRÁTICA8
1.2.2 liderança democrática9
1.2.3 liderança liberal ................................................................10
2 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO .................................................11
CONCLUSÃO.........................................................................................15
ANEXO...................................................................................................18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................21
INTRODUÇÃO
O livro estudado foi O Monge e o Executivo no qual se trata do conceito da essência da liderança nos aspectos morais e éticos, lançado em 2004 pela editora Sextante – Rio de Janeiro, sendo escrito pelo autor James C. Hunter, também consultor chefe da empresa J. D. Hunter Associates, na qual a mesma presta consultoria de relações de trabalho e treinamento, fundada em 1985.
No intuito de deixar um legado para a sua filha em forma de manuscrito, o autor deu início a sua obra para que ela tivesse acesso a seus conhecimentos, mas devido ao fato de outras pessoas se interessarem e terem dúvidas sobre o assunto abordado, o autor transformou sua experiência no livro O monge e o Executivo. As idéias principais do livro se relacionam com as teorias da administração: Humanística, Clássica, Neoclássica, Sistêmica, Estruturalista e Contigência.
O autor define liderança como a habilidade de influênciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. E afirma que liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. Este trabalho se justifica por meio do esclarecimento do conceito de liderança e como se tornar um líder. Percebemos que ao ler o livro adquirimos conhecimento em relação ao assunto abordado,