O monge e o executivo
"E importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem", o grande paradoxo é que para liderar você deve servir. Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.
Todos vocês têm cargos de liderança e pessoas confiadas aos seus cuidados. Eu gostaria de desafiá-los esta semana a começarem a refletir sobre a terrível responsabilidade que assumiram quando optaram por serem líderes. Isso mesmo, cada um de vocês se comprometeu voluntariamente a ser pai ou mãe, esposo ou esposa, chefe, treinador ou treinadora, professor ou professora, ou o que quer que seja. Ninguém forçou vocês a desempenhar nenhum desses papéis, e vocês estão livres para deixá-los quando quiserem. Há muita coisa em jogo e as pessoas contam com vocês.
O papel do líder é extremamente exigente. Lembrem-se de que sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança. Exercer influência sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal. Você gerencia coisas e lidera pessoas. Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Mas fica a impressão de que, ao nos comportarmos assim, estamos manipulando as pessoas. Mas isso não é verdade, pois manipulação, por definição, é influenciar pessoas para benefício pessoal. Acho que o modelo de liderança que estamos tratando defende influenciar as pessoas em busca de um benefício mútuo.
Uma habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. Afirmo que liderança - influenciar os outros é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. Saber como o líder consegue envolver as pessoas do "pescoço para cima" em vez da antiga idéia de "nós só queremos você do pescoço para baixo" é