O modernismo no Brasil
O inicio do modernismo no Brasil é assinado pela Semana da Arte Moderna, ocorrida em São Paulo em fevereiro de 1922. A semana de 22 como também é conhecida, foi o resultado de uma serie de eventos, que marcaram a vida cultural brasileira nas duas primeiras décadas deste seculo . São eles:
1912 - O retorno de Osvaldo de Andrade da Europa imbuído do futurismo do italiano Marinetti. Futurismo é o movimento modernista que se baseia numa vida dinâmica , voltado para o futuro que combate o passado, as tradições, sentimentalismo e que prega formas novas e nítidas, numa linha positivista e materialista.
1913 - A 1° exposição do russo Lazar Segall Brasil com a sua pintura expressionista
1915- A publicação em O Estado São Paulo dois artigos: ´´ Urupes`` e ´´ Velha pragas`` de Monteiro Lobato em que ele condena o regionalismo sentimental e idealista.
1917- A exposição de Anita Malfatti, em que ele apresenta o cubismo, desprezando a perspectiva convencional e representando os objetos com formas geométricas. Monteiro Lobato fez criticas virulentas a essa exposição, em seu artigo ´´ Paranoia ou Mistificação?``, que levou artista e intelectuais a se unirem em defesa da pintura. Esses artistas e intelectuais são os mesmos que iriam organizar a Semana da Arte Moderna em 1922.
1920- Apresentação da maquete as Bandeiras de Victor Brecheret.
1921- O retorno de Graça Aranha da Europa e a publicação de estética da vida, em que ele condena os padrões da época.
Todos esses fatos ocorriam, enquanto o país passava por um período histórico conturbado que resultaria no fim da Republica Velha(1889-1930). O ano de 1922 foi muito especial nesse contexto. Justamente no cenário, da Independência, em meio as crises no cenário político e militar ( a Revolta dos 18 do Forte no Rio de Janeiro), intelectuais e artistas, influenciados pelas ideias da vanguarda europeia organizaram, então a Semana da Arte Moderna, em São Paulo. Os eventos sessões,