Concordancia nominal
Concordância é o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente e coesa em uma frase.
A concordância pode ser feita na forma Lógica ou gramatical, que é a mais comum, pois consiste em adequar o determinante (acompanhante) á forma gramatical do determinado (acompanhado) que se refere. Outro exemplo é a forma Atrativa que se refere a adequação do determinante, onde apenas um dos vários elementos determinados escolhe o que esta mais próximo, como se “escolhessem” a hora e o local adequado para serem utilizadas, sempre concordando o adjetivo com o substantivo mais próximo. O ultimo caso é a Ideológica oi silepse que consiste em adequar o vocábulo determinante ao sentido do vocábulo determinado e não como a forma em que se apresente. Seus casos podem ser dois tipos de concordância, a concordância nominal que é a mais utilizada e com mais enfoque neste trabalho e a verbal.
Essa foi uma pequena introdução sobre a concordância.
2 – CONCORDÂNCIA NOMINAL
A Concordância Nominal é o resultado de um acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores ou as palavras que a ele se liga para caracterizá-lo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gênero masculino ou feminino e o número (plural ou singular).
2.1— Casos e exemplos
Alguns exemplos são:
Adjetivo: adjunto adnominal em relação a dois ou mais substantivos: de mesmo gênero: adjetivo no singular ou plural.
A vontade e a inteligência humana(s).
As conquistas e as descobertas portuguesas.
de gênero diferentes: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural. (O adjetivo anteposto concorda com o mais próximo)
O carro e a bicicleta envenenada(os).
O trabalho e as realizações conseguidas(os).
Um substantivo com dois ou mais adjetivos: três possibilidades de concordância nominal.
Estudamos a civilização grega e romana.
Estudamos a civilização grega e a