O mito individual do neurotico
O Mito Individual do Neurótico
Universidade Nove de Julho
2013
Sumário
Objetivo
Geral
Estudar e discutir as ideias centrais do Livro, sobre Neurose Obsessiva.
Especifico
Explicar a interpretação que J.Lacan deu aos dois escritos de Freud. compreender o olhar da psiquiatria frente à neurose.
Descrever como se deu a neurose Obsessiva, Evidenciando o caso clinico intitulado por Freud como o “Homem dos Ratos”.
Introdução
De Jaques Lacan Publicado em 1980, O primeiro texto que dá nome ao livro é o resultado de uma conferência realizada em 1953, partindo de um escrito de Freud.
“O romance Individual do Neurótico”, é articulado com o conceito de MITO de Lévi-Strauss, que começava a surgir. Lacan analisava o Caso do Homem dos Ratos e um caso de Amor Juvenil do Goethe.
É importante deixar claro o conceito de MITO.
Mito = Ideia falsa, que distorce a realidade ou não corresponde a ela. Coisa ou pessoa Fictícia, irreal, Fábula.
Podemos dizer que o mito fala da verdade impossível de ser dita, ele permite vestir o real com o imaginário. O mito é Individual e particular cada sujeito busca em sua história individual (tempo perdido na infância) as raízes do seu sofrimento e de suas duvidas.
De Acordo com Lévi-Strauss é o paciente que constrói o seu próprio mito, através de sua historia pessoal e social. Se Freud buscou trazer o complexo de Édipo ao real, Lacan trabalhou o complexo como um mito.
De acordo com Lacan, No mito individual do paciente, tudo se passa como se os impasses próprios da situação original se deslocassem para um outro ponto da organização mítica, como se o que num sítio não está resolvido se reproduzisse sempre noutro (Lacan, 1953/1987, p. 60).
O neurótico Obsessivo Cria fantasias em sua mente podendo ser real ou sobrenatural. De tal modo, pôde-se verificar que a formação da