OS SINTOMAS NA NEUROSE OBSESSIVA: uma relação com a demanda do outro
Adrielle Stéfane Silva Xavier¹
Ana Cristina Batista Grossi¹
Caroline Meireles¹
Eidi Lara Santos Novato¹
Paula Cristina Pereira¹
Resumo
A proposta do presente artigo constitui-se em discutir a neurose obsessiva e fatores envolventes nesta estrutura como a forclusão do nome do pai e os sintomas que caracterizam o quadro. Como por exemplo, os comportamentos compulsivos, ritos e pensamentos religiosos que são constituídos pela ordem do pensamento e derivados de sua censura primária. Que estão subjugadas ao método fálico na qual o sujeito possui o desejo de ter e ocupar o lugar do pai e que interfere na sua relação com o outro.
Palavras- chave: Neurose obsessiva, sintomas.
1 INTRODUÇÃO
O QUE É NEUROSE
O presente artigo é proveniente dos estudos relacionados à neurose obsessiva, que diz da relação do sujeito com a erogenização anal. Sendo que esta é responsável por compor os fantasmas presentes nas relações com o outro, o que o faz regredir em suas experiências ao nível anal- sádico da libido, de papel decisivo para sua constituição como obsessivo. A circunscrição do nome do pai para o obsessivo é outro fator influente em seus sintomas devido à busca através dos significantes a extensão indefinida do pai.
¹ Graduandos do Curso de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- Unidade Arcos. adrielesxavier@gmail.com, anacristinagrossi@hotmail.com, kirullina@yahoo.com.br, eidiluara@gmail.com, paulinhacristinap@gmail.com
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A neurose obsessiva
Segundo Carreira 2001 o que caracteriza o neurótico é a retomada em suas relações e produções que advém da constelação familiar e é por ele transformada. O que dá o caráter mítico a este cenário fantasmático é o fato de esta apreensão modificar, no sentido de certa tendência, a relação inaugural.
A neurose obsessiva foi um quadro nomeado por Freud que vai se caracterizar por