celulas captoras de antigenos
RESUMO
Os antígenos (Antibody generators) é toda a estrutura molecular, que interage com um anticorpo. As células captoras de antígenos estão relacionadas com o sistema imunitário. O antígeno é englobado – processado - ligado a uma molécula de MHC, o complexo é expresso na superfície celular, reconhecido por um linfócito T. As células dendríticas, especializadas na captura e apresentação de antígenos para os linfócitos, são consideradas uma ponte entre a imunidade inata e a adaptativa.
Palavras – chave: Células captoras. Antígeno. Diversas abordagens.
1. INTRODUÇÃO
Os antígenos (Antibody generators) é toda a estrutura molecular, que interage com um anticorpo. Toda molécula pode ser um antígeno, pois o que é próprio de um organismo pode não ser próprio de outro.
São substâncias que podem ser reconhecidas pelas células T, células B ou ambas através de receptores representados por anticorpo ou TCR (receptor de célula T) particular. Pode-se também conceituar como qualquer substância a que, em circunstâncias favoráveis, um indivíduo é exposto, e que pode produzir uma resposta imunológica específica, com a formação de anticorpos específicos ou de linfócitos T especificamente sensibilizados, ou ambos.
As células captoras de antígenos estão relacionadas com o sistema imunitário. Elas participam de outros sistemas tais como: sistema mononuclear fagocitário, sistema hemopoético e sistema hemocaterético. Como o sistema imunitário é responsável pela "limpeza" do organismo, ou seja, retira as células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Logo, esses sistemas estão relacionados com as mesmas funções do sistema imunitário1.
O antígeno é englobado – processado - ligado a uma molécula de MHC, o complexo é expresso na superfície celular, reconhecido por um linfócito T.
As células dendríticas, especializadas na captura e apresentação de antígenos