008 15 PERSONALIDADES
A personalidade Borderline é um transtorno psicológico em que os pacientes apresentam variações constantes do humor e do comportamento, resultando em dificuldade para manter relações saudáveis com outras pessoas.
Geralmente, a personalidade Borderline manifesta-se em jovens adultos através de comportamentos de raiva e impulsividade que podem afastar os outros, mesmo quando o paciente espera ter uma relação carinhosa e duradoura com essas pessoas.
A personalidade Borderline não tem cura, mas pode ser controlada através da psicoterapia ou do uso de remédios antidepressivos, por exemplo, permitindo que o paciente tenha uma vida normal.
Sintomas da Personalidade Borderline
Os sintomas da personalidade Borderline incluem:
Alterações severas de humor, entre raiva e tristeza, por exemplo;
Sentir muitas emoções negativas, como vergonha, medo, pânico ou solidão;
Ouvir vozes que não existem, durante alguns minutos;
Acreditar em ideias que não são verdade, como o fato da família estar conspirando para matar alguém;
Impulsividade para se magoar, cortando os braços ou queimando a pele, por exemplo;
Vontade de participar constantemente em atividades perigosas, como usar excessivamente drogas ou praticar sexo desprotegido;
Medo de ser deixado pelos outros, fazendo ameaças de suicídio caso sejam abandonados, por exemplo.
As características do transtorno de personalidade Borderline podem ser difíceis de identificar, especialmente quando surgem isoladas, uma vez que podem ser confundidas com a personalidade normal do indivíduo.
Tratamento para Personalidade Borderline
Além disso, em alguns casos, pode ser recomendado consultar um psiquiatra para iniciar o uso de remédios antidepressivos, como Sertralina ou Amitriptilina, antipsicóticos, como Clozapina ou Olanzapina, ou para a ansiedade, como Alprazolam ou Diazepam, que ajudam a diminuir os
O tratamento para Personalidade Bordeline pode ser feito por psicanalista Clinico, psicólogo e Psicoterapeuta.