O mito da atividade física e saúde, yara maria de carvalho
O “Mito” da Atividade Física e Saúde
CARVALHO, Yara Maria de. O “Mito” da Atividade Física e Saúde. São Paulo: Hucitec, 2004, 177 p.
Resumo:
Yara Maria de Carvalho, á autora, Licenciada e Bacharelada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas com especialização em Saúde pública, Mestre em Saúde do Esporte e Doutora em Saúde Coletiva, atualmente, é professora associada da Universidade de São Paulo. Apresenta em sua obra uma discussão a respeito da associação entre atividade física e saúde pública numa visão materialista-dialética, onde a Educação Física vinculada à saúde, com pré-concepções político-ideológicas, se coloca a serviço das hierarquias dominantes, à autora faz também algumas considerações com relação às atividades físicas sobre a influência da mídia e o posicionamento dos profissionais da área, deixando a entender que atividade física e a corporeidade é um produto de compra-e-venda.
Alguns Conceitos que fundamentam o projeto institucional para a Educação Física no Brasil
“O corpo representa, a depender da época e do espaço, valores na sociedade. As necessidades atribuídas ao corpo têm diferentes significados relacionados à sociedade, incorporando suas especificidades, desejos reprimidos, outras vezes incentivados, de acordo com o contexto no qual se inserem.” (p.47)
Quanto à atividade física, esta era disseminada com o intuito de possibilitar ao indivíduo a oportunidade de exercitar “o corpo e o espírito”. Há que se ter claro, todavia, que a idéia da prática do exercício, no universo da cultura corporal, estava inserida no modo de pensar e agir capitalista. Isso significa que, por meio da atividade física, seria possível integrar esse indivíduo à ideologia dominante, para consolidá-la. (p.61)
[...] Uma vez que o sistema capitalista identificou, na reprodução da força de trabalho, um de seus elementos fundamentais, sugeriu, instantaneamente, uma das formas possíveis de a Medicina