FICHAMENTO DO TEXTO: ALGUNS CONCEITOS QUE FUNDAMENTAM O PROJETO INSTITUCIONAL PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1.
DOCENTE: NEUBER COSTA
DISCENTE: JOÃO KLEBBER ROCHA FERREIRA
FICHAMENTO DO TEXTO:
ALGUNS CONCEITOS QUE FUNDAMENTAM O PROJETO INSTITUCIONAL PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
1.1 – A relação dual entre corpo e mente
Sabemos até aqui que desde épocas anteriores a Descartes, já havia um tipo de dualismo que moldava o uso lingüístico, ético e os valores sistemáticos. Diante disso dizia-se que quando o corpo se rebela, a mente era a culpada, pois a mente nos controla – acreditavam. Um exemplo clássico que confirma esse pensamento é que por volta dos séculos XVI e XVII, uma mulher em estado delirante estava “endemoniada”, era “bruxa” ou “feiticeira”; no período vitoriano começou a mudar esse pensamento e dizia-se que ela tinha “perturbação mental”; do século XX até os nossos dias isso é considerado por nós como “comum”, ou seja, que ela apenas poderia estar com sintomas de “doença mental”.
O que se procura obter como uma “solução” a respeito dessa dicotomia até hoje é, quais são os conceitos de mente e corpo, através disso, acreditam-se que teremos esclarecimentos das muitas “histórias” do corpo, segundo Foucault.
De acordo com Ghiraldelli, se o autor afirma que a Educação Física não se separa “corpo e mente”, devido suas concepções, por outro lado a própria Educação Física separa “corpo e mente”, todavia que o movimento corporal é um instrumento de “manipulação” da “mente”, isto é, para ele, corpo e mente foram pensados separadamente e “manipulados” conjuntamente.
1.2 – O que se escreve sobre a história do “velho” corpo
Se pegarmos à história da existência do ser humano, desde a pré-história, o corpo humano ainda se torna um mistério a ser desvendado. Desse tempo para cá, varias ciências surgiram para tenta explicá-lo. Como por exemplo, a Antropologia Cultural, depois surgiram