VIOLÊNCIA DE DOMÉSTICA: Uma questão de dominação de gênero
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO EM REDE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
POLO CATALÃO
STELLA MEIRY LEITE NEVES
Violência de doméstica:
Uma questão de dominação de gênero
CATALÃO (GO)
2011
STELLA MEIRY LEITE NEVES
Violência de doméstica:
Uma questão de dominação de gênero
Pré-projeto de pesquisa apresentado à Disciplina Metodologia de Pesquisa do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola da UFG/UAB/CIAR - para obtenção parcial de nota.
Professoras : Dra. Eliane Martins de Freitas
Ms. Karinne Regis Duarte
CATALÃO (GO)
2011
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
3
2
OBJETIVOS
X
2.1
Objetivo geral
X
2.2
Objetivos específicos
X
3
PROBLEMA
X
4
JUSTIFICATIVA
X
5
REFERENCIAL TEÓRICO
X
6
METODOLOGIA DA PESQUISA
X
6.1
Pesquisa teórica
X
6.2
Pesquisa de campo
X
7
ORÇAMENTO
X
8
CRONOGRAMA DA PESQUISA
X
REFERÊNCIAS
X
INTRODUÇÃO
A violência doméstica infelizmente é um dos principais problemas que atingem milhares de crianças, adolescentes, e mulheres, sendo deste modo um problema universal com milhares de vítimas, que em suma maioria tal fato permanece de forma silenciosa e dissimuladamente.
A violência doméstica representa toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser cometida dentro e fora do lar por qualquer um que esteja em relação de poder com a pessoa agredida, incluindo aqueles que exercem a função de pai ou mãe, mesmo sem laços de sangue.
Sendo assim, este é um problema que costuma ocorrer independente de nível social, econômico, religioso ou cultural específico.
Para abordar a violência contra a mulher, é de suma importância o entendimento de gênero como elemento de construção