O mestre-escola e a professora
(HELOISA DE O. S. VILLELA)
BIOGRAFIA
A autora Heloisa De O. S. Villela possui doutorado em Educação: História da Educação e Historiografia, pela Universidade de São Paulo (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora associada de História da Educação da Universidade Federal Fluminense atuando na graduação, pós-graduação lato-sensu e no Programa de Pós-Graduação stricto-sensu da FEUFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola normal, história da formação de professores, intelectuais no campo da educação, autores de livros didáticos no século XIX, negro e educação.
TEMA
O texto trata-se de como foi a passagem do mestre-escola para os professores que temos hoje, como foram os métodos e as decorrências desses métodos de passagem como surgiu as escolas e quem atendiam.
OBJETIVO
Frente a frente, o professor de hoje e o mestre-escola de outrora trocam olhares de estranhamento e familiaridade, o que os distingue e os aproxima? Responder nos faça a indagar: o que mudou na história da profissão docente? A mesmo tempo, induz a uma segunda interrogação: traços desse ofício têm se mantido? É possível perceber continuidades na configuração dessas atividades?
Passos metodológicos
O relato de Manuel Antônio de Almeida procura extrair da memória histórica, configurada no discurso popular, justamente o oposto: o coletivo, o cotidiano, as relações entra várias classes sociais, o modo de vida e os costumes da gente comum. É assim que, na galeria de suas caricaturas, não esqueceu de focalizar a figura do mestre-escola, descrevendo-o dentro do seu ambiente de