Analise memorias postumas de bras cubas
Disciplina: Língua Portuguesa
Preenchimento manual
Roteiro de Leitura
Digite aqui o nome do(s) professor(es).Prof(a). Danielle
Atividade individual – entregar na 1ª. semana de agosto
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
Aluno:
Nº
Data:
Turma: 2ª série do E. Médio
Unidade: VD
Esse é um roteiro de leitura que tem a finalidade de ajudá-lo a compreender a obra. Deverá ser entregue no 1º. dia de aula pós férias de julho. Tenha uma boa leitura!!
1. Explicar por que o artifício de pôr em cena um “defunto autor” favorece a expressão da visão crítica do narrador em relação a si mesmo e aos demais personagens.
2. Comentar o tipo de “realismo” dessa obra. Embora se trate das “memórias póstumas” de um personagem (o que dá dimensões fantásticas ao texto), o romance pode ser considerado realista? Justifique sua resposta com passagens do texto.
3. Com base no capítulo 2 (“O emplasto”) e capítulo 21 (“O almocreve”), justificar a afirmação de que Machado de Assis se interessa em analisar o interior do ser humano para desvendar os motivos secretos do seu comportamento. Lembrar-se das características do período.
4. Escolher um episódio do romance que possa ser visto como um exemplo da filosofia de vida expressa pelo narrador.
5. O romance transcorre no século XIX, quando o Brasil era um país escravocrata. Reler os capítulos 11 (“O menino é o pai do homem”) e 68 (“O vergalho”) e explicar o modo como o autor vê a questão do relacionamento entre senhores e escravos.
6. Analise o capítulo 28 (“Contanto que...”), que apresenta uma espécie de esboço de uma “teoria” do comportamento humano em sociedade. Explique, com suas palavras, a atualidade ou não dessa teoria.
7. Releia o capítulo 70 (“Dona Plácida”), em que a personagem se vê diante de um problema ético. Explique qual é esse problema e como foi resolvido o impasse. Comente essa “solução”.
8. Brás