velocidade
Física Teórica e Experimental I
Velocidade
Nayara Soares Rodrigues Batista
Wellington Silva da Costa
Prática 4 – Velocidade
Objetivo
Esse experimento tem por objetivo verificar a relação existente entre velocidade instantânea e velocidade média e construir gráficos a partir da relação obtida entre a velocidade média e a distância.
Introdução
Velocidade é a distância em que um corpo se desloca de um ponto ao outro em um determinado tempo. É considerada uma grandeza vetorial, pois tem um módulo, uma direção e um sentido. Entretanto, para problemas elementares, onde ocorre deslocamento em apenas uma direção- movimento unidimensional - convém tratá-la como uma grandeza escalar. E a sua análise se dividi em dois tópicos: Velocidade média e Velocidade instantânea. Velocidade média indica a rapidez do deslocamento de um corpo em um intervalo de tempo médio e é indicada pela seguinte fórmula:
Como o deslocamento depende do instante de tempo, então o descolamento é uma função do tempo. Ou seja:
X= X(t) A velocidade instantânea é a velocidade em que um corpo está em um determinado tempo. E é encontrada quando o intervalo de tempo é infinitamente pequeno, ou seja, quando o intervalo de tempo tender a zero (Δt→0).
A velocidade média não é muito precisa, pois ela calcula a média da velocidade durante o percurso. Por isso, usamos a velocidade instantânea para se obter um valor preciso.
As unidades de velocidade geralmente usadas são: m/s: metro por segundo km/h: quilometro por hora
No Sistema Internacional (S.I.) a unidade padrão de velocidade é m/s.
Parte Experimental
Material Utilizado
Cronômetro com 2 sensores óticos
Trilho de ar com 1 planador
Suporte para elevar uma das extremidades do trilho de 1 ou 2 cm
Relato do experimento
Inicialmente elevamos uma das extremidades do trilho de ar utilizando um suporte de 1 ou 2 cm.
Escolhemos um ponto, x1,