rutherford
Rutherford, um físico inglês nascido em Spring Grove na Nova Zelândia, a 30 de Agosto de 1871, e falecido em Cambridge na Inglaterra, a 19 de Outubro de 1937. Pode dizer-se que Rutherford foi o fundador da Física Nuclear. Distinguiu os raios alfa e beta e, juntamente com Frederick Soddy, desenvolveu a teoria das desintegrações radioactivas espontâneas. Introduziu o conceito de núcleo atómico e realizou em 1919, no laboratório, a primeira transmutação artificial, tendo obtido átomos de oxigénio por bombardeamento, com partículas alfa, de átomos de azoto.
Trabalho realizado por:
Liliana carvalho n°18 9° D
Mónica silva n°21 9° D
Maria Joana n°20 9° D
Tânia Alexandra n° 9º D
Ernest Rutherford
Os progressos da química, ao fim do século XVIII, haviam reedificado a teoria atómica sobre alicerces mais científicos do que as meras especulações de Demócrito. Mas a concepção ainda era algo ingénua, como se cada átomo fosse apenas um pedacinho invisível de matéria, com as mesmas propriedades da substância em que estivesse integrado. Quase cem anos se passaram, antes que as propriedades do átomo começassem a ser desvendadas. Em fins do século XIX, já se havia detectado a presença do electrão, partícula atómica dotada da menor quantidade de electricidade, em termos absolutos. Nessa altura das pesquisas, a pergunta maior era a seguinte: como estão dispostos e integrados no átomo esses misteriosos electrões? As respostas a essa e a muitas outras questões viriam a ser dadas por um físico neozelandês, que chegaria a provocar artificialmente a destruição e a transmutação de núcleos do átomo. Com seu trabalho, Ernest Rutherford deu importante contribuição para que a física atómica pudesse seguir o curso de evolução que a trouxe ao estágio de hoje.
Os primeiros tempos da vida de Rutherford enquadram-se no lugar-comum de tantas outras biografias de grandes personagens.