O mercao e a gestao de pessoas
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
CASTANHAL
2011
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
Trabalho apresentado a disciplina .... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Equipe de professores do 1º semestre
castanhal
2011
Introdução
Neste trabalho veremos que as organizações têm experimentado uma série de transformação na gestão desde as abordagens clássicas - Taylor e Fayol no gerenciar processos produtivos. A busca por novos mercados e os avanços tecnológicos, e a velocidade com isso está acontecendo. Os seus efeitos, positivo tanto para as organizações como para as pessoas.
Veremos também a importância da inovação e do aperfeiçoamento constante,para não sentir um impacto profundo quanto as mudanças.
DESENVOLVIMENTO
1. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
1.1. Principais teorias e seus conceitos- No passado a administração tinha muitas influências, tanto de pessoas como de organizações. Porém, mesmo com essas influências a administração não tinha um desempenho muito bom. Já no início do século xx, com o crescimento acelerado das empresas, e a ineficiência nos métodos e técnicas de trabalho é que surge uma nova proposta a de Frederick Taylor, conhecido como o precursor da administração cientifica. A sua preocupação era de tornar os processos de fabricação mais eficientes; gerando assim uma qualidade no produto de forma que não houvesse tanto prejuízo, nem desperdício, mas sim quantidade e qualidade e pouco custos e gastos. Ele reconheceu que eram os trabalhadores que moviam as fábricas. Ao contrário de Taylor, Fayol- o nome mais marcante da teoria clássica trabalhou nos níveis organizacionais, preocupado com a função administrativa, como: PLANEJAR, COMANDAR, ORGANIZAR, CONTROLAR E COORDENAR. São os fundamentos da teoria clássica defendida por ele. Fayol,buscava a eficiência das organizações por meio da estrutura organizacional. Temos também uma