O menino Selvagem
O presente trabalho é um relato do filme do François Truffaut chamado “Menino Selvagem”. Conta a historia de um garoto que vivia sozinho em uma floresta sem nenhum meio de comunicação. Com o passar do tempo o menino é encontrado por caçadores e levado para a cidade onde iria ser estudado, apesar de muito transtorno o Doutor Itard que trabalhava na escola de surdos-mudos onde o menino foi levado. Ele adota o garoto e o leva para casa onde acaba o ensinando. Este trabalho tem como objetivo transmitir conhecimentos que foram adquiridos a partir do filme e de algumas pesquisas, expor aos futuros pedagogos alguns métodos importantes sobre ensino e aprendizagem relacionar o método de ensino com a sociedade e com a ciência. A metodologia utilizada foi um filme transmitido pelo professor Daniel de sociologia e algumas pesquisas.
O filme se passa na década de 1798, em uma floresta francesa onde uma criança selvagem é encontrada por caçadores, essa criança anda em 4 patas, não fala, não escreve. Os homens levam a criança para Paris e foi observada por um importante psiquiatra que considerou que o menino era um idiota e que não tinha recuperação e manda o menino para uma escola de surdos-mudos. Lá o doutor Itard resolve estudar e ajudar o menino a estar na sociedade, para isso ele pede a tutela do menino e com a ajuda de sua governanta madame Guérin, começa seus estudos, onde o menino passa por vários testes, o primeiro é aprender a andar somente com os pés, o próximo é fazer que o menino se vista, desse modo ele vai passando por outros testes. Começa a desenvolver a percepção, pois cada vez que o doutor pegava seu chapéu, o garoto sabia que eles iam dar um passeio e ficava muito alegre, nesse passeio o doutor sempre passava na casa de um amigo, onde o menino ganhava uma taça de leite.
Com o passar do tempo percebeu se que o menino reagia aos sons mais fortes e com a intenção de colocar um nome no garoto, madame Guérin sugere Victor e o