O menino selvagem
Assistir o filme e observar os seguintes aspectos do desenvolvimento de acordo com a teoria de Vygotsky, linguagem, interação, mediação e funções psicológicas superiores (memória, atenção e capacidade de resolução de problemas).
¬¬¬ - LINGUAGEM
O menino não tinha desenvolvido a linguagem por ter convivido na floresta no meio dos bichos até a idade que se encontrava, mas através do doutor que com muita persistência ele começou a desenvolvê-la aos poucos. Para Vygotsky é através da repetição e dos símbolos que representava o objeto que ele começou a falar as primeiras palavras. Quando ele associou a palavra leite ao objeto leite ele começou a escrevê-la sozinha e assim com as ferramentas e com o alfabeto. Vygotsky constatou que quando as crianças incorporam a fala e os signos nas suas ações, seu comportamento supera a inteligência prática dos macacos. Portanto a linguagem como principal atividade humana, distanciou-nos das formas de atividade animal permitindo-nos a representação das ações. A linguagem é construída nas interações com os outros sociais e pela imitação.
- INTERAÇÃO Quando o capturaram da floresta era como se fosse um bicho selvagem, não existia interação com humanos somente com os animais, a partir daí que começou a se socializar com ambientes diferentes e pessoas novas. Logo que foi para a casa do doutor começou a existir essa interação com a governanta (emocional-afetiva) e com outra família que teve contato todos os dias. Para Vygotsky uma coisa está ligada a outra é através dessa interação que a criança consegue o pensamento e a linguagem através do meio em que esta inserido, do social para o individual.
-MEDIAÇÃO
O doutor foi um simples mediador entre o menino e os objetos usados para a conquista da fala. Foi através dos símbolos mediados pelo doutor que ele conseguiu aprender a falar e memorizar os objetos associados a palavra, foi mostrando o que era certo e o que era errado através das punições que o menino