economia
O sistema financeiro é composto por um conjunto de instituições financeiras que, com a utilização dos instrumentos financeiros,operacionaliza as atividades do sistema transferindo recursos dos aplicadores (ou poupadores) para aqueles que necessitam de recursos por uma razão qualquer (inclusive investidores). As instituições financeiras são responsáveis,ainda,por criar condições para que os mais diferentes títulos financeiros tenham liquidez no mercado.
Via de regra, os ofertadores finais e tomadores finais necessitam de um intermediador para que cada um possa atingir seus objetivos. Assim,surgem instituições que são tomadoras e ofertadoras de recursos, papel este desempenhado pelos chamados intermediários financeiros ,que oferecem recursos dos ofertadores últimos aos tomadores últimos. É importante salientar que os intermediários financeiros nunca trabalham com recursos próprios,ou seja, quando eles repassam recursos para os tomadores finais,não estão repassando recursos da intituiçao,e sim,dos ofertadores últimos.
O desenvolvimento do mercado financeiro nos dias de hoje,juntamente com o surgimento de instituições especializada em determinados tipos de operações ou produtos,mais bem elaborados e com toques de sofisticação,tem trazido uma série de vantagens à economia como um todo.
Essa evolução é de extrema importância para que:
As captações das firmas tenham um custo reduzido;
Instituições financeiras especializadas em determinados setores possam atender de forma mais eficiente a determinados e complexo setores da atividade econômicas;
Haja diversificação das alternativas de aplicação de poupanças;
Se verifique uma diminuição dos riscos e dos custos das transações com recursos financeiros; eSe aumente a liquidez dos títulos de credito existentes no mercado.
Somente um mercado maduro e profissional pode oferecer essas condições.
Instituições Financeiras
As instituições financeiras que operam no sistema financeiro são classificados em