o menino do pijama listrado
O filme mostrou de modo bem claro que a história girava em torno de uma família alemã que tinha como personagem principal um garoto chamado Bruno, que vivia com sua mãe, sua irmã Grettel, a empregada doméstica Maria e seu pai. O garoto que achava que vivia na casa dos sonhos e vivia brincando com os seus amigos, não estava a par dos acontecimentos que estava ocorrendo naquela época. O garoto logo se entristece ao saber que seu pai fora promovido e com isso terão de se mudar para o campo de concentração, para o garoto seu pai é apenas um soldado militar querendo transformar um mundo melhor. Quando na verdade é um comandante que responde diretamente a Hitler.
Bruno demora a se adaptar a nova casa, pois não tem com quem brincar ou mesmo se distrair. O garoto explorador ao olhar da janela de seu quarto se depara com pessoas vestidas com o mesmo traje “pijama” e logo pergunta a sua mãe, que pede para que fique longe daquelas pessoas. O garoto não resiste e começa a explorar o fundo de sua casa onde conhece Shmuel, um judeu, vestido como as outras pessoas da fazenda e sendo explorado pelos nazistas.
Durante a segunda guerra mundial Hitler se mostrou um líder que conseguiu aprovação, confiança e a lealdade dos alemães, que o seguiam aprovando suas atitudes, viam nele uma salvação para a crise que o país estava passando na guerra. Uma das atitudes de Hitler foi à execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, opositores, negros e outros nos campos de concentração, que era um local onde todos os