letramento e linguagem
Alfabetizado e Letrado
Analfabeto é aquele que desconhece o alfabeto, portanto que não sabe ler nem escrever. Analfabetismo é o modo de permanecer analfabeto. Alfabetização é a ação de alfabetizar, de se tornar alfabetizado. Existe também o chamado “analfabeto funcional” que é quanto se sabe ler e escrever, mas sem compreensão.
Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente letrado, ser letrado é submeter-se à leitura e à escrita e se responsabilizar socialmente de acordo com seu meio fazendo uso diário de leitura e escrita.
Letrado é aquele que não apenas têm o conhecimento das letras, mas também as domina e faz uso fluente delas. A palavra letramento surgiu consequentemente com a evolução da tecnologia, dos meios de comunicação, da necessidade de integração com o conhecimento humano, entre outros que deram sua contribuição para a principal das evoluções que foi a evolução da sociedade.
Essa globalização sofrida pelo mundo, principalmente nas últimas décadas, nos leva à necessidade de ter conhecimentos variados nas mais diversas áreas. Toda essa aquisição de saber dá-se através da leitura o que gera uma visão de mundo diferenciada daqueles que não tiveram o mesmo acesso, podemos dizer que a pessoa erudita ou letrada não só está intelectualmente à frente de uma pessoa alfabetizada, como também socialmente, pois além de entender a sociedade compreende que é agente transformador desta.
A escrita também é modificada com os patrões de letramento, pois consequentemente, lendo mais você irá escrever melhor, deste modo há de se observar às necessidades, as demandas de cada individuo e do seu contexto social e cultural.
Segundo Magda Soares, o letramento pode ter uma dimensão individual ou uma social. Individual é quando basicamente sabe-se ler e escrever com compreensão. Dimensão Social, são as práticas humanas tanto da escrita como da leitura em que os indivíduos envolvem-se socialmente.
A