Graduanda
Investigar os efeitos causados por super dosagem da Lidocaína nos canais de potássio de cardiomiócitos de ratos.
Introdução
A anestesia é um processo pelo qual a condutância do impulso nervoso é inibida reversivelmente pela aplicação de anestésicos locais em concentrações apropriadas, e com ação seletiva e específica. O anestésico local ultrapassa as membranas do nervo por meio de difusão, de acordo com um gradiente de concentração que, basicamente, fica na dependência da solubilidade do medicamento, do pH do meio e da concentração do medicamento. A penetração do anestésico local se dá de forma gradativa através de sua forma não-ionizada e sua ação se dá por meio de sua forma ionizada. Estudos mais recentes corroboraram a ação dos anestésicos nos canais de sódio voltagem dependentes.
Este estudo, entretanto, tem por objetivo avaliar o efeito da hiperanestesia por lidocaína nos canais de potássio dependentes de voltagem de ratos Wistar machos.
Os canais de potássio exibem uma simetria quádrupla e contém um sensor de voltagem S4. Quando abertos geram um potencial de membrana equiparável ao potencial de equilíbrio do K+,que é cerca de – 85mv para o músculo de mamíferos. Eles ajudam a restaurar o estado de repouso após a despolarização. Além disso, eles diminuem a excitabilidade pela sua ação hiperpolarizante. Cada canal é constituído por 4 sub-unidades, sendo cada sub-unidade com seis regiões com aminoácidos hidrofóbicos que se pensa serem responsáveis pelo canal transmembranar. Estas regiões hidrofóbicas encontram-se ligadas por sequências de aminoácidos de características hidrofílicas, que estão expostos nos espaços intracelular e extracelular. Cada sub-unidade contém também um terminal amino- ou carbóxilo citoplasmático. A região S4 encontra-se carregada eletricamente em cada sub-unidade, contendo um aminoácido básico(lisina ou arginina) cada três resíduos. Esta região S4 é provavelmente a responsável pela sensibilidade do canal á voltagem. A via