A Visão dos Sociologos sobre o Catolicismo
Assunto : A visão dos sociólogos sobre o catolicismo
Na visão de Marx Weber :
Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.
Na visão de Durkheim :
Na visão cosmológica de Durkheim, o catolicismo implica a idéia de que a sociedade é um todo organicamente integrado no qual se encontram distribuídas, classificadas e hierarquizadas as pessoas e os objetos o que lhes permite prover as experiências individuais de categorias e conceitos, permitindo-lhes transcender as sensações imediatas e amorfas que lhes são próprias. O elemento da solidariedade pré-contratual, segundo Durkheim é a confiança que as pessoas precisam ter umas nas outras para poderem estabelecer relações contratuais; é o aval que as encoraja a buscar o ajuste de seus interesses. Assim, para Durkheim, estes resultam de sentimentos compartilhados e não de bases cognitivas.
Na visão de Karl Marx :
O marxismo, aquela ideologia ateísta, que fez da história o seu Deus, foi utilizada pelo débil mental Stalin para cometer crimes bárbaros. Da mesma forma foi utilizada a ideologia marxista nas massacres da revolução cultural da China pelo coliforme fecal Mao Tsé-Tung. O catolicismo não ficou atrás e em nome da religião católica cometeu crimes bárbaros e horrendas injustiças na inquisição. O capitalismo por sua vez, em nome da democracia, tem massacrado povos, feito invasões descabidas, sustentado ditaduras sangrentas e tem sido perverso com a maior parte dos habitantes deste planeta. A globo-colonização, fruto do capitalismo, ha fracassado para dois terços da humanidade. Não é salutar confundir o marxismo com os