o menino do pijama listrado
O filme é uma historia baseada no livro The Boy in the Striped Pyjamas, de John Boyne que conta de historia de um menino de oito anos chamado Bruno que tenta entender o que acontece ao seu redor na época da 2ª guerra mundial e o Holocausto. Bruno (personagem principal) é filho de um comandante do de campos de concentração judeus. Bruno tem uma irmã mais velha chamada Gretel. No momento onde o pai de Bruno é promovido a comandante eles precisam se mudar para Auschwitz¹, um lugar onde viviam isolados de todos. Bruno não aguenta ficar em casa sozinho sem ninguém para brincar ou nenhum lugar para explorar.
Através da janela de seu quarto, Bruno consegue ver o que ele acreditava serem fazendas onde pessoas trabalhavam de pijamas listrados, que eram na verdade os campos de concentração onde milhares de judeus viviam.
Quando Bruno consegue “escapar” através de seu quintal dos fundos para explorar novas terras vai até o campo e lá conhece um menino chamado Shmuel. Shmuel é um judeu que esta trabalhando no campo de concertação junto de seu pai, ele e Bruno se tornam grandes amigos e esse amizade é testada quando Bruno descobre que ele é judeu que de acordo com seu tutor e sua irmã são os inimigos. Apesar de todas as coisas que Bruno escuta sobre os judeus ele não deixa de ser amigo de Shmuel.
Um dia quando Bruno esta em casa, olha através da porta, em uma reunião de seu pai, um vídeo com a propaganda dos centros de concentração. O vídeo mostra o campo como um lugar bom, onde as pessoas podem passear ir ao café e jogar bola, mostrando que são lugares bons e que os judeus seriam felizes lá.
Após a mãe de Bruno descobrir o que se passava nos campos de concentração (judeus sendo mortos) ela decide que não podem mais morar lá e resolve se mudar com Bruno e Gretel para casa de uma parente. Um dia antes de irem embora Bruno vai até o campo e conta para Shmuel que vai se mudar porém percebe que Shmuel esta