resenha piratas do vale do silicio
Mostra que esses jovens entraram no mundo da tecnologia inicialmente por diversão, mas com o tempo mudaram seus conceitos.
Chegarem a ser o que conhecemos hoje mais por causa esperteza do que pela genialidade no ramo da informatica, o que comprova isso são os muitos golpes que deram em várias empresas muito bem retratados no filme.
Um dos golpes foi de Bill Gates na IBM, quando ele vendeu um sistema operacional por milhões que ele nem possuía e depois conseguiu em uma pequena empresa por uma bagatela.
Fala ainda como a Xerox deu de bandeja o projeto do mouse para a Apple de Steve Jobs e a incessante briga empresarial entre Steve e Bill.
Enfim, a grande lição do filme é que se você for idealista demais em seus projetos é bem possível que um concorrente, dedicado aos negócios, lhe passe a perna, porque não importa se você tem o melhor software, o que importa é se seu software vende.
2
O filme demonstra claramente a situação de “sorte” no rumo tomado por Jobs e Gates.
Coincidentemente, tanto um quanto o outro não concluíram a graduação e mesmo assim, conseguiram um destin de sucesso. Claro que foram caminhos distintos, mas que levaram todos os dois a chamada “classe dominante”, aos altos padrões da sociedade em que eles se integram. Diríamos que o filme relata bem como funciona uma administração de empresa e acho que isto também pode se enquadrar bem em uma administração escolar. Claro que, as pessoas são únicas e todos possuem qualidades e também defeitos. E com os protagonistas do filme não foi diferente. Critico a arrogância e talvez, acho que podemos chamar de falta de caráter, do Steve e do Bill, pois acredito que podemos sim conseguir o que queremos (no caso deles também o que não queremos), sem precisar “roubar” nada de ninguém, sem precisar mentir e subestimar as