O Menino De Pijama Listrado
Analise do Filme Batismo de Sangue
EMEF ‘‘Profª Rita de Cássia Gomes da Silva Cola’’ 9º A / 2012
Índice
- Desenvolvimento
-Relação do filme com o tema
-Conclusão
-Explicação da cena
-Bibliografia
-Auto Avaliação
-Normas da apresentação
DESENVOLVIMENTO Na cidade de São Paulo, no final da década de 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar vigente no Brasil. Movidos por ideais cristãos, os frades "Tito", "Betto", "Oswaldo", "Fernando" e "Ivo", passam a apoiar logistica e politicamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. O grupo dissocia-se após uma conversa entre Frei Diogo e seus frades, onde conlui-se a necessitade de dispersão do grupo a partir de então.
Então eles chegaram no Rio de Janeiro, onde foram torturados por oficiais brasileiros que, acusando-os de traidores da igreja e traidores da pátria, perguntam por informações sobre o local de reunião do grupo para a posterior captura e execução de seu líder, Carlos Marighella. Depois de sofrerem tortura, os frades informam aos policiais o horário e o local de reunião do grupo, onde Marighella costumava receber recursos oriundos dos frades. Marighella foi então surpreendido e morto por policiais, sob o comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury.
A única exceção é Frei Tito, que é libertado em troca do embaixador suiço Ehrefried von Holleben, juntamente com outros presos políticos, em 11 de junho de 1970, e se exila na França. Frei Tito