O maravilhoso nas estórias infantis de monteiro lobato
DE MONTEIRO LOBATO
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. Mário Quintana
INTRODUÇÃO
Era uma vez... Quem nunca se atentou ao som dessas três palavras mágicas? As estórias infantis possuem um encantamento sobre as crianças e despertam a sua imaginação, fazendo com que elas parem qualquer brincadeira somente para ouvir o que vem depois da pronúncia dessas três palavras. Quem não se recorda das estórias ouvidas na infância, que tinham belas princesas e príncipes heróis, uma madrasta nem um pouco amistosa que se parece mais com uma bruxa? Assim, o universo da criança era ampliado através dessas incríveis estórias. Estudos comprovam que, quando a criança tem um contato desde cedo com a leitura, terá grande probabilidade de, no futuro, se tornar uma amante dos livros. Sem dúvida, os pais são grandes responsáveis por formar futuros leitores.
Visando contemplar esse magnífico mundo das estórias infantis, é impossível não mostrar o maravilhoso nas obras de Monteiro Lobato. Portanto, esse trabalho visa exemplificar os tipos de narrativas infantis como a fábula e o conto de fadas, discorrer um pouco sobre a literatura infantil, e o maravilhoso presente nas obras desse esplêndido escritor. Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Em homenagem ao seu nascimento, neste dia comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Ainda na infância ele descobriu seu gosto pelos livros na vasta biblioteca de seu avô. Os seus prediletos tratavam de viagens e aventuras. Ele leu tudo que lá existia, mas desde esta época incomodava a ele o fato de não existir uma literatura infantil tipicamente brasileira.
Fábulas
Fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral, principalmente ao público infantil. Seus personagens principais são animais que possuem