tcc literatura
O Conto Maravilhoso no Mundo.
Conto é um gênero literário narrativo da prosa que se caracteriza pela descrição de fatos. “... há três acepções da palavra conto: 1. relato de um acontecimento; 2. narração oral ou escrita de um acontecimento falso; 3. fábula que se conta ás crianças para diverti-las. Todas apresentam um ponto comum: são modos diferentes de se contar alguma coisa. Gotlib (2001, p.11)
O conto assume caráter literário quando o narrador assume a função de contador, criador e autor da história, ao assumir este papel o conto é reconhecido popularmente como conto maravilhoso, e entendido como fábula, que segundo Gotlib (2001, p.15), é a estória com personagens animais, vegetais ou minerais, que tem objetivo instrutivo e é muito breve. Entretanto o que perpetra o conto, seja ele como for, é a forma pela qual a estória é contada, ou seja, a maneira que esta satisfará o leitor e incitará a sua imaginação. Este se caracteriza pelo fato de ser “simples”, de fácil entendimento e pode ser recontado facilmente com as próprias palavras.
Os Contos de Fadas passaram a existir a partir de relatos em meio a amigos e familiares sobre episódios do cotidiano. Segundo COELHO, (1997: p.35) “... antes de ter sido voltado para as crianças, o conto de fada foi originalmente criado tendo-se em mente os leitores adultos”. Era tido como meio de transmissão de ensinamentos morais, o que perdurou através dos séculos.
“Originalmente concebidos como entretenimento para adultos, os Contos de Fadas eram contados em reuniões sociais, nas salas de fiar, nos campos e em outros ambientes onde os adultos se reuniam. (CASHDAN, 2000, p.20)”.
Os Contos de fada são popularmente conhecidos por instigarem o imaginário infantil através de suas estórias, em sua maioria envolvem heróis e heroínas que enfrentam diversos obstáculos e triunfam contra o mal. De acordo com a cultura celta, as fadas representam a potencialidade da fantasia, o que