TCC Revis o de literatura
Disciplina de Projeto Final
Profª Drª Nilcéia Protásio
Aluna: Fernanda de Jesus Felipe
Metodologia de preparação do repertório de canto lírico por profissionais da área
CAVALCANTI, C. R. P. Auto regulação e prática instrumental: um estudo sobre as crenças de auto eficácia de músicos e instrumentistas. Dissertação (Mestrado em Música)–Departamento de Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
O artigo trata da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como referencial teórico, com ênfase em seu elemento central: as “Crenças de Auto regulação” (controle do nosso próprio comportamento). O método adotado para alcançar o objetivo geral foi o estudo de levantamento de dados por questionários, conduzido por meio de uma escala elaborada, conforme as orientações de Bandura para construção de escalas de auto eficácia. O artigo propõe o estudo através da avaliação de estudantes regulares de instrumentos musicais. Este autor indica três etapas: elaboração, validação e aplicação. Acreditamos encontrar nesse artigo referenciais teóricos para nossa pesquisa, no que concerne à 1ª etapa da Auto regulação – a elaboração ou planejamento do que deve ser feito para alcançar o que se planejou.
POLYDORO, S. A. J.; AZZI, R. G. Auto regulação: aspectos introdutórios. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 149-164. O artigo discute a aprendizagem auto regulada na prática educativa e tem também como referência a contextualização da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e do conceito de auto regulação. Temos no artigo as considerações de vários autores como Boekaerts, Pintrich e Zeidner (2000) e na literatura brasileira, por exemplo, em Boruchovich (2004), sobre o principio da auto regulação e da Teoria Social Cognitiva. Para as autoras, o sujeito pode e deve intervir intencionalmente em seu ambiente de aprendizagem, desenvolvendo cursos de ação para