O maravilhoso mundo do faz de conta
Mara Suelen de Souza
RESUMO
O presente artigo aborda o papel da literatura infantil na educação, mostrando a sua importância como um recurso pedagógico a ser trabalhado com as crianças, buscando desperta-lhe o gosto pela leitura. Para tanto, cabe ao educador mostrar este mundo fascinante da literatura, como algo essencial e prazeroso, de mistérios e surpresas que vá ao encontro deste “mundo infantil”, das brincadeiras, dos pensamentos, assim como portas que irão se abrindo, mostrando novos horizontes, novas descobertas com uma enorme sensação de prazer. Este artigo tem como objetivo apresentar através de uma revisão bibliográfica, o verdadeiro valor da literatura, como fator contribuinte para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos. Desta forma, a criança aprende de uma forma prazerosa sobre o mundo em que ela faz parte, integrando-se com outras crianças.
PALAVRAS-CHAVE: literatura infantil, educação, descobertas.
O MARAVILHOSO MUNDO DO FAZ-DE-CONTA
O interesse por estudar literatura infantil, deve-se à grande atração das crianças pelas histórias e contos de fadas. A literatura infantil é um recurso pedagógico a mais para ser trabalhado com as crianças, e através de uma revisão bibliográfica, busca-se apresentar o valor da literatura infantil. Acredita-se que despertando o gosto verdadeiro e contínuo pela literatura, em diferentes situações de aprendizagem, ocorrerá o envolvimento direto dos alunos, não sendo apenas um envolvimento passivo “meramente ouvintes”. Foge-se também, de situações em que são “orientados” a uma literatura imposta. Sendo assim, propiciará que ela seja trabalhada de forma interdisciplinar, em todas as situações de ensino- aprendizagem.
HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL
Realizou-se uma breve “viagem à história da literatura infantil”, com o objetivo de entender melhor a sua intensa influência na educação infantil e também, na relação