O CONTO MARAVILHOSO: UMA VIAGEM AO FANTÁSTICO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
O Conto Maravilhoso: Uma Viagem ao Fantástico
Itanhém - BA
2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia
Samille N. Resende
O Conto Maravilhoso: Uma Viagem ao Fantástico
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia, orientado pelo professor Matheus Roedel Evangelista, licenciado em Português pela Faculdade FALE-UFMG e Mestre em Literatura Brasileira POSLIT-UFMG.
Itanhém – BA
2011.1
“Ler histórias para crianças, sempre, sempre…” (Abramovich, 1994, p.17) As impressões e recordações da infância sempre nos acompanham: a história antes de deitar, as férias na casa da avó, a leitura agradável e descontraída à sombra de uma árvore. Histórias sem texto escrito, para bebês; narrativas curtas para crianças pequenas, com bichinhos, objetos do quotidiano para adequar aos interesses, como diz Betty Coelho (1989). Mudaram os tempos, mudam os costumes. Hoje em dia, poucas famílias conservam o antigo hábito de contar histórias para as crianças, à hora de dormir. Para quem ficou a função de provocar a imaginação infantil?
O Conto Maravilhoso: Uma viagem ao fantástico
Samille Nascimento Resende1
Matheus Roedel Evangelista2
Resumo: O imaginário é um recurso utilizado no desenvolvimento psicológico da criança, ou seja, a utilização de narrativas conotadas com o maravilhoso, as quais poderão ajudar a superar as diferenças e as dificuldades sentidas. O propósito desse artigo é demonstrar que através dos contos maravilhosos as crianças desenvolvem o imaginário infantil. Visto que o recurso maravilhoso é sem