o manifesto pal-brasil
No manifesto pau-brasil e que traze uma linguagem nova, uma linguagem natural inovadora diferente do bacharelismo e pedantismo.
No manifesto ele fala de raças, pelo que eu entendi para ele não importa a raça nem a riqueza o que importa e o povo festeiro feliz, ele tenta mostras que tudo podia ter sida diferente se as pessoas se importassem menos com os bens materiais e vice que a maior riqueza esta ali bem na frente delas, como nesse trecho do manifesto.
“O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça. Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo. Bárbaro e nosso. A formação étnica rica. Riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança.”
No poema ele que mostrar as coisas simples sem a burocracia de hoje.
“Apenas brasileiros de nossa época. O necessário de química, de mecânica, de economia e de balística. Tudo digerido. Sem meeting cultural. Práticos. Experimentais. Poetas. Sem reminiscências livrescas. Sem comparações de apoio. Sem pesquisa etimológica. Sem ontologia.”
Nessa parte do poema fala quase tudo ele quis dizer que as coisas podiam ser mais simples sem raças e riquezas apenas as riquezas naturais como a dança, a do minério da cozinha talvez como diz o ouro é a dança.
Também no manifesto ele esta meio que fazendo uma manifestação da nova linguagem poética ele faz um combate feroz a gramática portuguesa, a língua parnasiana e simbolista. “ O lado doutor, o lado citações, o lado autores conhecidos. Comovente”
Esse trecho serve para mostrar essa critica e o conservadorismo da escrita brasileira.
Ele que uma língua sem arcaísmo sem erudição.