O Manifesto Comunista
Para entender o Manifesto Comunista, primeiramente tem que se entender sobre o marxismo que envolve teoria, teoria geral, e prática, movimentos operários. Tem como base o socialismo científico e o materialismo.
Friendrich Engels tinha uma visão para a luta de classes e política, era fundador do Marxismo junto com Marx, o ajudou a elaborar o método de análise em que o marxismo era baseado, o Materialismo Histórico Dialético. A junção dos pensamentos desses dois filósofos que tinham um conhecimento crítico da sociedade capitalista deu se no Manifesto Comunista, no contexto de uma revolução internacional, a de 1848, um dos tratados políticos com maior impacto mundial. O Manifesto foi escrito a partir de uma reunião entre comunistas de diversas nações e foi publicado em diversas línguas como: inglês, flamengo e dinamarquês. O surgimento da burguesia se deu pelo declínio da sociedade feudal. As grandes navegações trouxeram para a burguesia o surgimento de novos mercados com a forma tradicional, coorporativo ou feudal, e que não estavam conseguindo mais abastecer o consumo, então surgiu a manufatura, e no decorrer do tempo não conseguia suprir as necessidades, com isso sucedeu a grande indústria que foi adaptada durante o tempo, a burguesia acompanhou a superprodução e os proletariados foram os que mais se prejudicaram com esse fato, criando revolta.
Para a formulação do Manifesto, Marx e Engels partem do pressuposto da opressão social exercida pela classe burguesa. Partimos do ponto de conhecimento que existia um opressor e um oprimido podemos ver que com a valorização