Anemia leucemia hemofilia
Anemia , Leucemia, Hemofilia .
Aluna : Jordana Portilho Alves
Rio Verde
Escola Do Trabalho
Anemia, Leucemia, Hemofilia
Professora: Carla Virginia Da Conceicão
Rio Verde
ANEMIA FERROPRIVA
Anemia ferropriva / ferropénica é o tipo de anemia mais comum e é causada pela deficiência de ferro (sideropénia). O ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos.
FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA .
O principal local de absorção do ferro é no duodeno e jejuno. Depois de absorvido, o ferro se liga à transferrina (proteína que transporta o ferro). Esse ferro é levado à medula óssea, onde precursores eritróides captam o ferro para formar a hemoglobina. Os precursores eritróides amadurecem, tornando-se em hemácias jovens. Como uma hemácia dura em média 120 dias, após a destruição destas hemácias velhas, o ferro é reaproveitado para compor a hemoglobina de novas hemácias. 2/3 do Ferro necessário para a produção de hemoglobina vem da degradação do eritrocito (hemácia) envelhecido, enquanto que apenas 1/3 deste vem de alimentos ricos em ferro. Ao ser ingerido, ele está no estado férrico (Fe(III)) mas para ser absorvido tem que estar no estado ferroso (Fe(II)). Contribuem para esta transformação redutores gástricos, pH gástrico e a vitamina C.
SINTOMAS.
Caracterizada por palidez, fraqueza e fadiga. Em estado mais avançado podem-se verificar dores de cabeça latejantes semelhantes às de uma enxaqueca. Como é uma doença que se desenvolve lentamente, pode passar despercebida por muito tempo. Além de outras repercussões da anemia sobre o organismo humano, afecta o crescimento e o desenvolvimento físico e mental das crianças, acarretando sonolência, incapacidade de fixar a