Hematologia
Hematologia é o ramo da medicina que tem como função o estudo do sangue e as suas doenças, como as anemias, hemofilias e as leucemias. Essa especialidade estuda os elementos figurados do sangue como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além dos órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, os linfonodos e o baço.
Existem várias doenças relacionadas ao sangue, as mais conhecidas são a anemia, hemofilia e a leucemia.
A anemia é uma patologia bastante conhecida principalmente entre pessoas carentes com uma alimentação precária, onde a falta de nutrientes acarreta esta doença. Mas há aquelas genéticas e também as causadas por alguns medicamentos.
Anemia Ferropênica – Ocorre pela carência de ferro noorganismo. O ferro (Fe) é um dos principais componentes dahemoglobina e indispensável para sua produção. É ele que faz o transporte do oxigênio, cuja carência denomina-se anemia.
Anemia Megaloblástica – É a falta de ácido fólico ou vitamina B12 (cianocobalamina), que são indispensáveis para a produção da hemoglobina, visto que a carências deles gera liberação antecipada das hemáceas pela medula óssea. (veja: Megaloblastos).
Anemia Aplástica – É quando a medula óssea libera quantidades insuficientes de hemáceas, entre outras.
Os exames para saber se têm anemia são: Exames de sangue, de fezes, de Coombs e eletroforese das hemoglobinas.
Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária onde a deficiência na coagulação sanguínea pode gerar uma perda de sangue considerável se não atendido imediatamente. A hemofilia A tem a falta do fator de coagulação VIII, e é a mias comum ocorrendo em 90% dos casos. A hemofilia atinge quase que exclusivamente os homens.
A leucemia é o nome dado aos cânceres no sangue. Ocorre devido a um desenvolvimento anormal das células que se desenvolvem na medula óssea, e formariam as células sanguíneas, e de acordo com o tipo de célula será o tipo de leucemia (linfóide ou mileóide).
A leucemia aguda é