O manifesto comunista
Departamento de Ciências Sociais
Profª Marina Cavalcante Vieira
Aluna Isabel Dandara Silva Deiró
Nutrição - Bacharelado
Manifesto do Partido Comunista
Burgueses e proletários
"Numa palavra, cria um mundo à sua imagem e semelhança." Usando essa passagem bíblica, Marx e Engels resumem o que foi o nascimento da burguesia e como ela mudou o mundo.
Com o surgimento da burguesia que nada mais são que camponeses que fundaram seus próprios negócios, surgi também a classe dos proletários que são os funcionários que trabalham para esses burgueses. Com o grande aumento da industria e aperfeiçoamentos de maquinas e tecnologias, houve uma grande revolução no mundo, não só na economia, mas também, na sociedade em geral : "(...) fez da dignidade pessoal um simples valor de troca e no lugar das inúmeras liberdades já reconhecidas e duramente conquistadas colocou a liberdade de comercio sem escrúpulos."
Com essa mudança de valores, vem também a revolta de alguns trabalhadores , que começam em pequenas quantidades nas fábricas , depois em industrias , logo após em setores, e ganha força; se espalha por todo estado, país. Começa a atacar os burgueses que os exploram diretamente. Não se revoltam só a produção, mas também, contra aos próprio instrumento de produção. "A burguesia produz, acima de tudo, seus próprios coveiros.
Proletários e comunistas
“(...) pois os que no regime burguês trabalham não lucram e os que lucram não trabalham”.Este trecho demonstra de forma bem clara essa diferença da época entre o trabalhador, e o chefe. Diferença esta que está no centro no alvo comunista para ser combatida.
Comunismo, como os autores dizem é "(...) abolição da propriedade privada." , isto quer dizer que eles lutam não pela abolição da propriedade em geral, mas sim da propriedade burguesa. Mas a propriedade burguesa é a mais perfeita expressão de modo de produção por exploração de uns por outros.
É ainda