O manifesto comunista
Estas idéias foram expostas no ano de 1848 por dois pensadores que passaram a vida escrevendo sobre o capital e suas implicações na vida das pessoas. Em suas idéias eles pensavam em melhorar a vida dos trabalhadores que na época deles eram muito explorados. Assim como hoje.
Segundo este manifesto a história dos trabalhadores é uma história de lutas de classes. Escreviam que em todas as sociedades existiram em todos os tempos uma luta de classe e que as classes oprimidas deveriam se unir para lutar contra o estado das coisa. Em suas palavras explicitas no Manifesto Comunista, homens livres e escravos , patrícios e plebeus, senhor e servos, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos em constante oposição, têm vivido uma verdadeira guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada que só terminaria com a destruição das classes , com uma revolução da sociedade inteira. Destruindo as classes em luta.
Seu discurso enfatizava que a sociedade burguesa que subistituiu a sociedade feudal, não acabou , não aboliu a luta de classe, deixando que o antagonismo perdurasse. Apenas substituiu velhas classes, velhas condições de opressão. Novas formas de lutas substituiram as velhas formas de luta renovadas.
Neta sequência , a sociedade se divide fortemente em duas classes, grandes classes opostas: a burguesia e o proletariado.
Alerta que todos os movimentos históricos tinham sido de minorias, ou em proveito de minorias.
Segundo Marx o movimento