O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Adriana M. Hoffmann
Isabel A. da Silva Fontanela
Karina Leopoldino Jorge
Tamiris dos Santos Leandro
Prof. Marilene Izidoro Honorato. do Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1031) Módulo II
11/09/2014
RESUMO:
Este trabalho apresenta um resultado de pesquisa, onde se trata sobra “O lúdico no processo de ensino-aprendizagem”. O lúdico na educação infantil tem sido um dos instrumentos que completa um aprendizado de qualidade para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo. Nesse sentido, esse trabalho tem a finalidade de compreender a inserção da criança e das atividades lúdicas no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento global. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e elencou-se assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi explanado sobre a história do brincar, o lúdico na educação infantil e a importância do brincar. A partir dessas ideias houve um entendimento de que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem o processo de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.
Palavras chaves: Lúdico, educação infantil, ensino-aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
O lúdico na educação infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança. Essa atividade é significativa por que desenvolvem as capacidades de atenção, memória, percepção, sensação e todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem.
É interessante que o jogo lúdico seja planejado e sistematizado para mediar avanços e promover condições para que a criança interaja e aprenda a brincar no coletivo, desenvolvendo habilidades diversas.
A escola e o educador atuam em parceria a fim de direcionar as