Genetica
Estácio Faculdade literatus
Curso: Bacharelado em Enfermagem
Proª Márcia Praia
Fisiologia
Transmissão de Sinais Neuronais
Manaus –AM
2014
F A C U L D A D E L I T E R A T U S
Acadêmico:
Priscila Dayani B. Tenorio.
Fisiologia
Transmissão de Sinais Neuronais
Trabalho apresentado à disciplina Fisiologia, do curso de graduação de Enfermagem, como requisito parcial para obtenção da nota do 2º período, pela Estácio Faculdade Literatus.
Orientador: Profª Márcia Praia
Manaus- AM
2014
1° Partes anatômicas de um neurônio típico.
2° Ira se tornar evidente que muitos desses terminais pré-sinápticos são excitatórios, ou seja ,secretam uma substância transmissora que estimula o neurônio pós-sináptico. No entanto, outros terminais pré-sinápticos são inibitórios, secretam uma substância transmissora que inibe o neurônio pós-sináptico.
3° Algumas das mais conhecidas são: acetilcolina, norepinefrina, epinefrina, histamina, ácido gama-aminobutírico(GABA), glicina, serotonina e glutamato.
4° Quando um potencial de ação chega a um termina pré-sináptico, a despolarização de sua membrana faz com que um pequeno número vestculas libere moléculas de neurotransmissores na fenda sináptica. A liberação dessa molécula, por sua vez, provoca uma mudança imediata nas características de permeabilidade da membrana neural pós-sináptica, o que leva à excitação ou inibição do neurônio pós-sináptico, dependendo das características do receptor neural.
5° São eles: Fadiga Transmissão Sináptica, Efeito da acidose ou da Alcalose na Transmissão Sináptica, Efeito da Hipoxia na Transmissão Sináptica, Efeito das Drogas sobre a Transmissão sináptica é Retardo Sináptico.