5 descobertas da Quimica
Em 1869 , o professor russo Dimitri Mendeleev começou a organizar os 63 elementos químicos conhecidos na época, para tentar ensinar melhor seus alunos, ele criou uma ficha para cada elemento, cada ficha ele escrevia o nome do elemento, seu peso atômico, suas propriedades e suas semelhanças com os outros elementos, ele posicionou as fichas como um jogo de paciência e começou a organizar elas em busca de um padrão, assim ele percebeu que os elementos se ajustavam em 5 agrupamentos verticais e que cada agrupamento teriam semelhanças entre si. Mendeleev descobriu a tabela periódica, como se fosse um mapa que mostrava como todos os elementos estavam ligados. Um mapa que poderia provar a existência de 3 elementos químicos que ainda não havia sido descoberto, mais tarde esses elementos foram descobertos, assim provando que ele estava certo.
A DESCOBERTA DO ELÉTRON
No ano de 1897 J. J. Thomson realizou novas experiências que o levaram a concluir que os raios catódicos eram formados por partículas que possuem carga negativa. Tempos mais tarde, Thomson provou que esses raios eram desviados mediante a aplicação de campo elétrico. Assim, essas partículas foram denominadas de elétrons. Após descobrir a natureza dos raios catódicos, Thomson procurou determinar algumas propriedades das partículas que constituem o raio como, por exemplo, o valor da carga e a massa destas partículas. Mas não foi possível obter experimentalmente o valor dessas grandezas, o que ele conseguiu foi medir a razão entre a carga e a massa do elétron.
TEORIA ATOMICA
No inicio do século XIX um professor britânico chamado John Dalton se dedicava com grande empenho a química. O experimento de Dalton demostrou que os elementos conhecidos como oxigênio, hidrogênio e carbono se combinavam em proporções definidas e constantes, a partir de seus cálculos ele supôs que os elementos deviam ser constituídos de pedaços menores e invisíveis de matéria com pesos relativos e