Influências do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem
Silvia / Simone / Viviane
O tema proposto “Influências do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem” aborda trabalhos com atividades lúdicas em sala de aula, uma vez que o lúdico pode ser utilizado como uma importante ferramenta e recurso facilitador para promover a construção do conhecimento. No decorrer desse trabalho demonstraremos como a aprendizagem oferecida de forma prazerosa pode apresentar-se ao mesmo tempo como uma aprendizagem significativa para o educando. O objetivo desse estudo é expor que as atividades lúdicas, em diversos momentos, atribuem outros valores às brincadeiras, mostrando novos caminhos e novas possibilidades, despertando o interesse e a curiosidade do aluno, auxiliando na aquisição do conhecimento e facilitando no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais de aprendizado. Percebe-se que é uma nova estratégia no campo da educação que deixa de tornar-se apenas uma prática da educação infantil, abrangendo todos os níveis de ensino. Mas, essa postura exige grandes mudanças nas propostas pedagógicas e no sistema educacional, requerendo por parte do professor a responsabilidade de motivar os educandos, tornando suas aulas mais dinâmicas. Para o desenvolvimento deste estudo foram utilizados como método pesquisas bibliográficas, coleta de dados, estudos de campo e registro com fotos de atividades oferecidas em sala de aula.
INTRODUÇÃO
A idéia de pesquisar esse tema justificou-se pelo fato de notar-se que ainda temos na educação professores que deixam de trabalhar com o lúdico no cotidiano escolar.
Através de pesquisas, análise de dados coletados através de referências bibliográficas e estudos de campo desenvolvidos na EMEB “A”, percebemos a necessidade, por parte dos docentes, de conhecer e de como utilizar o lúdico no processo de aprendizagem dos educandos.
Concebemos que deve existir a preocupação de trazer um método de ensino prazeroso para os alunos e buscar atividades em que todos participem. É