O jogo e o ludico no processo de ensino e aprendizagem
RESUMO
O jogo pode ser um excelente instrumento de apoio ao processo de intervenção pedagógica do professor, pois permite a aproximação das crianças, fortalecer o grupo e a troca de ideias, amplia a imaginação e a criatividade dos envolvidos. O presente trabalho buscou analisar o emprego de jogos como mediadores da aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais prazeroso e significativo para as crianças. O jogo é algo simples e ao mesmo tempo complexo, isto considerando o quanto este ato é importante e influencia o desenvolvimento do ser humano, e foi utilizado como um recurso pedagógico substantivo no processo de aprendizagem. Este trabalho possibilitou uma reflexão sobre o trabalho pedagógico realizado por meio do brincar, e, as atividades desenvolvidas proporcionaram aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa, e onde se percebe diariamente à vontade e a empolgação de participarem cada vez mais.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos educativos; mediação; prática de ensino; ensino e aprendizagem.
INTRODUÇÃO
A educação formal em nível básico vem passando por grandes questionamentos e debates, nos últimos anos, no Brasil. A ampliação do ensino fundamental para nove anos e a inclusão da educação infantil no ensino básico são mostras deste movimento, que tem se refletido, também, nos cursos de formação de professores. Até porque, a formação de professores se constitui em um indicador efetivo da qualidade na educação. A prática de ensino, como elemento nodal na formação do professor, passa também por discussões e redimensionamentos, seja de ordem conceitual ou operacional.
É neste contexto que desenvolvemos uma prática de ensino que articula princípios da pesquisa acadêmica com o ensino, com o intuito de promover a formação do professor comprometida com a investigação e a produção do conhecimento.
O tema do projeto de intervenção foi o uso de jogos como mediadores da aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais prazeroso e