O lúdico na educação infantil
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Inclusão de projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças do 1º ano.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
1. Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade?
2. De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?
HIPÓTESE
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?
OBJETIVOS
• GERAL: Demonstrar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.
• ESPECÍFICOS:
1. Analisar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.
2. Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.
3. Realizar atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças.
JUSTIFICATIVA
Na Educação Infantil e 1º ano, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e freqüência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil e 1º ano destacam a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.
Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. Desta forma os alunos