Hidreletrica
As usinas hidrelétricas são formadas por cinco partes principais: reservatório, sistema de captação de água, casa de força, subestação elevada e canal de fuga.
Reservatório: Também chamado de represa ou lago artificial, é formado pelo represamento das águas de um rio, por meio da construção de uma barragem.
Vertedouro: Uma das partes mais visíveis de uma hidrelétrica é o vertedouro. Ele serve para controlar o nível de água do reservatório (quando chove muito, por exemplo), evitando transbordamentos.
Sistema de captação de água: A água armazenada no reservatório é conduzida sob grande pressão através d e canais ou túneis até a casa de força, onde será gerada a energia.
Casa de força: As casas de força são compostas por turbinas hidráulicas e geradores elétricos. - Turbina: As turbinas são formadas por pás montadas em torno de um eixo. A pressão da água gira as pás e provoca um movimento circular do eixo, acionando o gerador. - Gerador: O gerador, localizado acima das turbinas é composto por um eletroímã fixo e um fio bobinado no rotor, que gira com o eixo. - Gerando corrente elétrica: Ao girar entre os pólos do eletroímã, os elétrons dentro do fio sofrem uma força devida ao campo magnético e se deslocam dentro do fio bobinado, produzindo corrente elétrica. - Resumindo: A potência hidráulica (água sob pressão) é transformada em potência mecânica (movimento das pás da turbina) e, depois, em potência elétrica (no gerador).
Subestação elevadora: Depois de gerada, a energia é conduzida através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até a subestação. Nela, transformadores elevam sua tensão (voltagem). Isso é essencial para que a energia possa ser transportadas a grandes distâncias.
Canal de fuga: Depois de passar pela casa de força, a água utilizada para movimentar as turbinas é devolvida ao leito natural do rio através dos canais de fuga.
Conclusão: As usinas hidrelétricas produzem cerca de um quarto da energia