Hidreletricas
1
INTRODUÇÃO
Entre as fontes de energia disponíveis no país, a mais aproveitada são as hidrelétricas. Elas são responsáveis por 70,6% da energia do país, com 140 usinas em operação. O Brasil é o país mais rico do mundo em rios, concentrado cerca de 8% da água doce da superfície terrestre. Hidrelétricas é um conjunto de obras com finalidade de gerar energia, aproveitando o potencial hidráulico existente em um rio. Uma usina hidrelétrica é composta basicamente por: barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio.
2
A geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, isto é, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo e à altura de sua queda. Quanto maiores são os volumes de sua queda, maior é o seu potencial de aproveitamento na geração de eletricidade. A vazão de um rio depende de suas condições geológicas, como largura, inclinação, tipo de solo, obstáculos e quedas. É determinada ainda pela quantidade de chuvas que o alimentam, o que faz com que sua capacidade de produção de energia varie bastante ao longo do ano.
As hidrelétricas apresentam uma produção real de 50 a 65% de energia. O custo da construção de 1 kWh é de 1.000 a 1.500 dólares. O custo de operação de 1 kWh é de 25 a 40 dólares.
3
HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
A usina de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em potencia instalada, ate a conclusão da hidrelétrica de três gargantas localizada na China. A potencia instalada é de 14.000 MW com 20 unidades geradoras de 700MW cada. Ela fica localizada entre 2 paises (Brasil e Paraguai). Ela possui 7.700 metros de extensão para uma área alagada de 1.350 km². Demorou 11 anos (1971-1982) para ser construída. O inicio dos trabalhos se deu em fevereiro de 1971 e terminou em 12 de outubro de 1982. A geração de energia esperada para este ano é de 100 milhões de MWh. A hidrelétrica de Itaipu fica localizada entre