Emoção e percepção
Graduação em Psicologia
Elen Ribeiro da Silva
“Diferenças de Percepção Entre Diferentes Pessoas
Ênfase na Diferença Entre Homens e Mulheres na 3ª Idade”
“A Emoção e a Experiência do Medo
Ênfase nas Diferenças entre Homens e Mulheres perante suas Sensações e Reações”
São Paulo
2012
Sumário
1. Introdução Percepção 3
2. Metodologia Percepção 4
3. Resultados Percepção 5
4. Discussão Percepção 8
5. Introdução Emoção 12
6. Metodologia Emoção 14
7. Resultados Emoção 15
8. Discussão Emoção 16
9. Considerações Finais 19
10. Referências 21
Introdução
E o que é percepção? O estudo teve início no séc. XIX, a percepção é um processo que torna possível a interpretação dos dados recebidos pelo cérebro. Os gregos estudaram o objeto do conhecimento, em Platão percepção na construção das idéias no mundo da alma, em Aristóteles o primeiro a falar que existem 5 sentidos, Descartes a mente e o corpo.
A percepção é a combinação de processos de estímulos sensoriais que criam uma experiência e gera uma representação em cada um de nós. Essa representação é diferente em cada um de nós devido, o conhecimento externo de mundo e a quantidade de informações e experiências que carregamos em nossas memórias. Isso também levando em consideração a condição de vida social de cada indivíduo, nos aspectos econômicos, políticos, culturais, psicossociais, etc.
A Gestalt encontra nesses fenômenos da percepção, as condições de compreensão do comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico e percebido pelo indivíduo como uma forma diferente da que ele tem na realidade.
Na velhice mudanças ocorrem e variam entre os indivíduos como: mudanças nos sistemas e