Percepcao e emocao
Este teste tem o objetivo de descrever a taxa de reconhecimento correto de diferentes expressões faciais contidas em algumas fotografias, levando em consideração se os resultados são iguais ou diferentes para o gênero masculino e feminino. No estudo etimológico, a palavra emoção se origina de duas outras palavras em latim – ex movere – que significam: em movimento. Segundo Weiten, a emoção é uma experiência subjetiva consciente acompanhada de uma estimulação corporal e claras manifestações características (WEITEN, 2002).
Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais. Ainda assim, se podem ter a emoção sem o correspondente comportamento, então pode-se considerar que a emoção não é apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento não é a parte essencial da emoção. As emoções desencadeiam simultaneamente reações comportamentais, reações fisiológicas (autonômicas e endócrinas) e sensações emocionais. Entretanto, há fatores culturais que modulam a expressão de emoções.
Em algumas culturas é deselegante demonstrar alegria quando se ganha de alguém num jogo; em outras não se deve chorar ou demonstrar medo ou raiva (para as mulheres) em público; outro exemplo: japoneses e alemães demonstram menos a suas emoções em público do que os brasileiros, argentinos, espanhóis e italianos.
A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. O importante é que uma esteja em concordância com a outra, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente.
Contudo, os seres humanos, em sua complexidade, muitas vezes transmitem sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal, o que poderia dificultar a compreensão da sua mensagem. O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.
O próprio Darwin (1872) e sua clássica obra “A expressão