O Longo Caminho - Fichamento
Apesar da tragédia da morte de Tancredo Neves, a rtomada da supremacia civil se fez de madeira ordenada e, até agora, sem retrocessos. A constituinte de 1988 e aprovou a constituição mais liberal e democrática que o país já teve, merecendo o nome de Constituição Cidadã. Os direitos politicos adquiriram amplitude nunca antes atingida.
A democracia política não resolveu os problemas economicos mais sérios (desigualdade e desemprego), ou seja, os problemas nas áreas sociais continuaram e agravaram a situação dos direitos civis.
A Expansão Final dos Direitos Políticos
A Nova República começou em clima de otimismo. A Constituição de 1988 eliminou grande obstáculo ainda existente à universalidade do voto, tornando-o facultative aos analfabetos. A medida significou ampliação importante da franquia eleitoral e pôs fim a discriminação. Outro critério liberal da constituição foi o critério de idade para votar.
A legislação vigente é muito pouco restritiva em relação aos partidos políticos, ao contrario do regime militar, mas tramitam no Congresso projetos para reduzir o número de partidos e reforçar a fidelidade partidária. A ideia é aproximar mais os representantes de seus eleitores.
Um dos avanços da democracia da época foi o sirgimento do MST (Movimento dos Sem Terra), que representa a incorporaçao à vida política de parcela importante da populaçao excluida pela força do latifúndio.
Houve frustração com os governantes posteriors à democratização. A partir do terceiro ano do governo Sarney, o desencanto começou a crescer, pois as velhas práticas políticas (como a corrupção) estavam de volta.
Fernando Collor apresentou-se dizendo-se desvinculado dos vícios dos velhos políticos. Ele ganhou as eleições. Embalado pela legítimidade do mandato popular, o president adotou medidas radicais e ambiciosas para acabar com a inflação, como reduzir o número de funcionários públicos e vender empresas estatais, entre outros.
Humilhada e ofendida , a